quinta-feira, 12 de abril de 2012

construindo um glossario


 

Aplicação-Programa que faz uso de serviços de rede tais como transferência de arquivos, login remoto e correio eletrônico.


Browser - Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet E
xBackbone-Em português, espinha dorsal. O backbone é o trecho de maior capacidade da rede e tem o objetivo de conectar várias redes locais. No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, a princípio para atender entidades acadêmicas que queriam se conectar à rede.


Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas. Os fornecedores de acesso costumam estar ligados direta e permanentemente ao backbone.


Baixar - O mesmo que download, ou seja, trazer para seu computador um programa, um texto ou uma imagem.




Desfragmentação-Processo que consiste em rearranjar os arquivos gravados num disco de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas. Um nível de fragmentação muito alto (arquivos divididos em pedaços) compromete o desempenho do sistema, já que a cabeça de leitura do disco precisa movimentar-se mais para encontrar as informações espalhadas.


Driver (de dispositivo) - Um driver é um arquivo que contém uma "linguagem" para que o sistema operacional entenda e use corretamente os dispositivos. Sem o driver, o dispositivo não funciona. O Windows e diversos outros sistemas operacionais trazem drivers para diversos dispositivos, por isso eles já saem funcionando logo após terminar a instalação. Quando o driver não está presente no sistema, é necessário instalá-lo separadamente. Normalmente, quem cria e disponibiliza os drivers são os fabricantes dos dispositivos. É comum que um driver projetado para determinado dispositivo em tal sistema, só funcione naquele sistema. Assim, para um mesmo dispositivo, podem haver drivers diferentes para o Windows 98 e XP, por exemplo.




E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet. Caixa postal para troca de mensagens na rede. É o endereço para onde devem ser enviadas as mensagens. O endereço de e-mail é formado pelo nome de usuário (username ou apelido) e o nome de domínio a que ele pertence. Por exemplo: joao@torque.com.br. Neste exemplo, joao é o apelido que o usuário escolheu para utilizar na Torque. E torque.com.br é o nome de domínio do Torque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário